terça-feira, 24 de março de 2009

EXPOSIÇÃO CARTAZES 2º ANO ARQUITETURA E URBANISMO NA UFPR





























O período entre guerras (1914-1945) é estudado no primeiro bimestre com o objetivo de despertar a curiosidade e a sensibilidade dos estudantes do segundo ano de arquitetura e urbanismo da UFPR para um momento de grandes transformações sociais, econômicas, artísticas, entre outras. A criação da Bauhaus (1918-1933), o modernismo, a semana de arte moderna de 22, a antropofagia, o racionalismo, a síntese das artes são elementos essenciais para que se possa compreender tudo o que ocorreu nas artes – incluindo arquitetura – até o momento presente.
Neste primeiro exercício, os estudantes trabalham em duplas com a tarefa de elaborar um cartaz com as dimensões 50 x 70 cm. O cartaz deve comunicar uma notícia inusitada: um arquiteto de referência fará o projeto de uma casa para uma personalidade do período estudado. Arquiteto e cliente são contemporâneos, por exemplo: Le Corbusier fará o projeto de uma casa para Albert Einstein em Curitiba.
Depois do cartaz os estudantes começaram a desenvolver o projeto das casas efetivamente, utilizando como ferramentas o pensamento, o repertório, a poesia, as convicções e idiossincrasias encontradas.

4 comentários:

  1. Realmente é muito diferente a visualização ao vivo do que através de imagens. Quando se está na exposição há uma dimensão diferente, o tempo (de caminhar) entre os painéis cria uma certa expectativa, que, aqui, infelizmente se perde.
    Mesmo assim muito interessante a criação desse blog para a discussão da turma.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma exposição é sempre melhor ao vivo! Legal André, bem vindo! :)

    ResponderExcluir
  4. Considero uma exposiçao e um espaço virtual "objetos" diferentes. Uma exposiçao nao é somente as obras expostas, é toda a experiencia sensorial e emocional.

    O blog é um meio de comunicar que possui sua composiçao própria, além de ser um meio interativo e acessivel.

    À impossibilidade de poder comparecer a exposiçao, se agradece a iniciativa virtual!

    Parabens a todos! E viva a Coisa Paralela! :)))

    ResponderExcluir